Imprimir Resumo


IX Congreso - ALAP 2020 Resumo: 10228-2

10228-2

Dados frágeis e populações socialmente vulneráveis: uma tentativa de análise demográfica para Cabul e entorno, Afeganistão

Autores:
Laura L. Wong , Vanessa Ferreira
1 Cedeplar/UFMG - Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo:

O Afeganistão é um país particularmente conhecido pelos conflitos, invasões e guerras que fizeram parte da sua história desde a década de 1970. Foram longos anos de intensas crises que geraram um contexto de alta vulnerabilidade social. A magnitude desse processo tem sido pouco traduzida em números, devido a uma deficiência na produção histórica de estatísticas nacionais para o país, nos termos ditos ocidentais.

Apesar dos avanços e relativa recuperação a partir de 2002, pouco se entende sobre sua dinâmica populacional, no que diz respeito ao comportamento da fecundidade, mortalidade e movimentos migratórios. O presente trabalho visa preencher essas lacunas e fornecer estimativas futuras para províncias selecionadas do Afeganistão, que no seu conjunto representam, aproximadamente, 17% da população afegã.  

Diante disso, este trabalho fornece uma série de estimativas demográficas, em três províncias: Cabul, Kapisa e Parwan; aquelas que constituem o núcleo mais dinamizado do país. O foco é o entendimento do cenário demográfico dessas províncias, a partir de dados tipo censo. Ao se detectar erros de diferentes naturezas nos dados, propõe-se ajustes por métodos demográficos diretos e indiretos.

Após a realização desses ajustes, é definida a população base e são desenvolvidas possíveis trajetórias que a população dessas províncias poderia seguir nos próximos 30 anos. Todas as inferências realizadas consideraram a estrutura de população e os padrões de mortalidade e fecundidade definidos anteriormente. Adotou-se o Método das Componentes para proceder com a projeção populacional, de modo que cada componente foi, primeiro, considerada separadamente.

Na fase de projeções, foram definidos dois cenários. O primeiro considera que a população seguirá a redução na trajetória de fecundiade e mortalidade, revelada pelas melhorias contínuas em saúde e educação no Afeganistão desde meados da década de 2000. O segundo considera um cenário de estabilidade, onde a população permanecerá com as características de fecundidade e mortalidade observadas na população base. O saldo migratório é considerado nulo nessas estimativas, devido à falta de comparação do quesito migração ao longo dos anos.

Os resultados indicam que, se observadas as condições definidas no primeiro cenário, esperar-se-ia uma mudança considerável na composição populacional de Cabul, com redução significativa em sua taxa de fecundidade total. Nos seus vizinhos Kapisa e Parwan, essa alteração seria mais suave, com uma redução moderada da taxa de fecundidade. A taxa de crescimento estimada, durante os 30 anos, para as províncias está entre 1,5% e 3%. Acredita-se que essas projeções são um resultado importante ao mostrarem quais seriam as tendências dessas províncias, caso os cenários aqui definidos sejam verificados.

Palavras-chave:
 População socialmente vulnerável, Estimativas populacionais, Afeganistão